O ato de vender, locar e negociar não é uma tarefa simples. É preciso muita criatividade e estratégia para inovar e convencer o seu cliente que a sua proposta é a melhor opção. Para isso, existem muitas estratégias, sendo uma delas o Design Thinking.
Se você nunca ouviu falar desse conceito ou não tem ideia de como ele se relaciona com a sua imobiliária, leia esse artigo até o final e entenda tudo que preparamos para você!
Mas afinal, o que é Design Thinking?
Design Thinking compreende um conjunto de práticas e estratégias voltadas para a solução de problemas de forma fácil e criativa, facilitando a experiência do cliente.
Ao utilizar essa estratégia, o corretor elabora planos de ação que irão compreender o ponto de vista do cliente e fornecer a melhor solução para ele.
Esse processo é composto de quatro etapas, são elas:
- Empatia: observações, pesquisas, vivências, entrada no contexto do cliente
- Imersão: registros, síntese, identificação dos problemas e falhas
- Análise: organização de dados, definição de objetivos
- Colaboração: brainstorming, co-criação
- Experimentação: testes, protótipos, exemplos
Aplicando o Design Thinking nas imobiliárias
Agora é a hora da verdade: como aplicar esse processo no nicho imobiliário?
Empatia
Nesse processo, você, corretor de imóveis, precisa questionar e entender o contexto de vida do cliente. Qual a sua realidade? Quais seus problemas? O que ele precisa no seu imóvel novo?
Imersão
Agora que você já sabe quais as necessidades e desejos do seu cliente, é hora de imergir no ponto de vista dele e sintetizar as informações importantes. Seja honesto e identifique também os problemas e falhas que podem atrapalhar o atendimento.
Análise
O momento de análise permitirá que você organize os dados que possui e defina opções de estratégias para a jornada do cliente. Pense como você pode abordar o cliente e quais os imóveis serão apresentados.
Colaboração
Nessa etapa, você pode se reunir com outros corretores e ter ideias para apresentar propostas diferentes. Uma ideia é utilizar plataformas que tornarão a jornada do cliente diferenciada e facilitada, como a AlugaMais.
Experimentação
Chegou o momento de experimentar! Teste todas as ideias definidas e coloque em prática o Design Thinking de uma vez por todas. Não esqueça de coletar feedbacks para melhorar as futuras experiências dos clientes.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o Design Thinking e como aplicá-lo na sua imobiliária.
Essa estratégia evidencia para o seu cliente o seu esforço em proporcionar a melhor experiência para ele, além de permitir que isso de fato aconteça. E ainda, ao usar plataformas como a AlugaMais, você também facilita a sua jornada como corretor.
E aí, quando você vai pôr esse plano em ação?