Entenda tudo sobre caução de aluguel

Caução de aluguel: descubra o que é, saiba como calcular e aprenda as regras para uso

Se você está no processo de busca de um imóvel para alugar, precisa entender o que é caução de aluguel. Além disso, para a sua segurança, é ideal entender quais os seus direitos e deveres relativos a esse conceito.

Leia esse artigo e entenda tudo sobre a caução de aluguel!

O que é caução de aluguel?

Caução é um valor pago pelo inquilino ao proprietário ao assinar um contrato de aluguel.

Este valor, geralmente equivalente a um mês de aluguel, serve como garantia ao proprietário e assegura que o inquilino cumprirá com suas obrigações previstas nos documentos.

Durante todo o período de compromisso entre as partes, portanto, deve-se guardar esta quantia. Em situações especiais, é possível utilizar a caução, mas o ideal é devolvê-la após o término do contrato.

Quando o caução de aluguel é utilizado?

  • Reparos para danos estruturais: caso haja problemas com o imóvel além do desgaste natural, o locador pode usar a caução, desde que documente os danos e que o contrato fale destas condições.
  • Inadimplência: caso o inquilino não cumpra com o pagamento previsto, também pode-se utilizar a caução.
  • Reparos para danos provocados pelo inquilino: identificados na vistoria de entrega do imóvel, o proprietário pode usar a caução para corrigir esses danos, sem novas cobranças ao ex-morador.

Além disso, o valor da caução deve ser devolvido ao inquilino em até 30 dias após o término do contrato. Porém, esta regra só se aplica caso nenhuma das situações acima se realize.

Se não houver a devolução, o proprietário deve pagar uma multa ou outras penalidades previstas em contrato.

O que diz a Lei do Inquilinato sobre caução

Lei do Inquilinato prevê algumas informações sobre a caução de aluguel.

Conforme o Art. 6°…:

“[…] a caução em dinheiro dada em garantia do contrato não poderá exceder a soma equivalente a três meses de aluguel, revertendo em favor do locatário os respectivos juros.”

Além disso, a legislação trata sobre os direitos e deveres das partes contratuais, com ênfase no direito do locador em receber a caução, dentro dos valores estipulados em contrato.

Ainda, esse pode usar o valor para os usos citados anteriormente, tendo o dever de devolver o valor, se não for necessária utilização.

Já o locatário tem o direito de receber um recibo do pagamento da caução, bem como a devolutiva do valor se não houver nenhum dano.

Código Civil Brasileiro também cita a caução de aluguel em seus artigos, e estabelece que os valores serão utilizados para que o locatário esteja seguro, podendo utilizar os valores para quitar aluguel ou demais despesas com o imóvel.

Conclusão

Pronto, futuro inquilino! Agora você já sabe todos os seus direitos com a caução do aluguel. Não esqueça de conferir nosso artigo sobre o que fazer antes de alugar um imóvel!

Nos siga nas nossas redes sociais e acompanhe o nosso blog para entender mais sobre o mundo do mercado imobiliário!

Confira outras postagens do nosso blog

Digitalização: como implementar na sua imobiliária e mantê-la atualizada

Black Friday imobiliária: como se preparar e vender mais em 2025

5 ideias de ações de marketing imobiliário para a Black Friday

Garantia Locatícia AlugaMais