Você sabia que o processo de locação não acaba no momento da entrega do imóvel?
É isso mesmo! O processo chamado de pós-venda é tão importante quanto a venda em si, garantindo a fidelidade dos seus clientes e o lucro da sua imobiliária.
Leia esse artigo até o final e entenda porque esse processo precisa existir na sua imobiliária!
O que é o pós-venda no setor imobiliário?
Pós-venda é a etapa da jornada do consumidor que vem depois da compra e tem o objetivo de reter o cliente para continuar oferecendo valor a ele, consequentemente, gerando ganhos para a marca.
No setor imobiliário de locações, essa fase faz referência ao momento depois que as chaves do imóvel forem entregues para o inquilino e o objetivo é antecipar as demandas desse inquilino.
Como, por exemplo, entrar em contato para saber como ocorreu a mudança. Dessa forma, o seu time já consegue abrir um canal de comunicação em que o inquilino pode dizer se o imóvel está como deveria, se encontrou algum vazamento, que só seria possível detectar quando usasse a casa, por exemplo.
Esse processo é o segredo para o crescimento da sua imobiliária e da sua carteira de locações!
Qual a importância do pós-venda para imobiliárias?
Philip Kotler, grande profissional do marketing, salientou que manter um cliente satisfeito é 7 vezes mais econômico do que conquistar novos.
Um bom relacionamento pós-venda com o comprador faz com que ele se sinta especial e acolhido. Além disso, seu time de corretores coleta uma boa quantidade de informações referente aos imóveis e possíveis problemas na sua operação de locação.
Manter contato, mostrar preocupação com o bem-estar dele, e destacar a importância que ele possui para a empresa possibilita uma fidelização de inquilinos e locadores.
Isso porque, muitas vezes, o inquilino tem dúvidas pertinentes e não sabe a qual canal recorrer. Como, por exemplo: “onde e como pagar o boleto do aluguel?”; “como pagar o boleto do condomínio?”. Além disso, a mudança também exige algumas etapas que são importantes de serem conferidas: troca de titularidade em contas como água e energia elétrica.
Após esse primeiro contato, o seu time de corretores pode entrar em contato para dúvidas mais pontuais, para alguma solicitação, mas sempre lembrando daquele inquilino.
Essa estratégia possibilitará que, se futuramente ele precisar dos mesmos ou semelhantes serviços, ele lembre e priorize o seu negócio. Além disso, como dizia Walt Disney: um cliente fiel jamais volta desacompanhado. O melhor marketing do mercado é, e sempre será, o boca a boca. E um cliente satisfeito irá recomendar a sua imobiliária!
Ao negligenciar esse estágio da jornada de compra, a imobiliária corre o risco de perder oportunidades de negócio, reduzir a satisfação dos clientes e perder o valioso potencial de indicações.
No entanto, isso vai muito além do SAC ou do atendimento quando o inquilino tem algum problema com a moradia. Vem com a gente descobrir como você pode aplicar um pós-venda eficiente na sua imobiliária!
Como aplicar um pós-venda eficiente na sua imobiliária!
Acompanhamento atencioso
Como mencionamos antes, mostrar preocupação com o cliente, entendendo quais dúvidas podem surgir, se antecipando quanto a elas gera um sentimento de empatia e carinho pela empresa, incentivando a fidelização e a propaganda por parte do comprador.
Pesquisa de satisfação
Pode parecer óbvio, mas não há nenhuma forma mais clara de entender o nível de satisfação do cliente do que simplesmente perguntar. E, para isso, usamos as famosas pesquisas de satisfação.
É importante utilizar ferramentas tecnológicas e práticas, para que o cliente não tenha dificuldade em responder. Uma métrica muito útil é a Net Promoter Score (NPS), nota de agrado dada pelo cliente, que responde de forma ágil e rápida.
Tenha uma equipe especializada em pós-venda
Para que o cliente tenha um atendimento eficiente, invista em uma equipe que trabalhará de forma especializada nesse estágio, trazendo muitos lucros para a sua imobiliária.
Utilize as tecnologias a seu favor
Em contrapartida, em muitas imobiliárias, não é possível treinar uma equipe especializada para esse processo, visto que a equipe de Sucesso do Cliente está voltada para o processo de locação em si. E é por isso que as tecnologias se tornam indispensáveis!
Com ferramentas que auxiliem na jornada de compra como um todo, sua equipe poderá focar em estágios lucrativos, como o pós-venda. A esteira digital da AlugaMais, por exemplo, cuida de todo o seu processo de locação, digitalizando-o e facilitando a rotina da sua equipe.
E aí, te convencemos a investir no pós-venda da sua imobiliária?
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